Menu
Brasil

Crianças e adolescentes serão vacinados contra a dengue em escolas de SP

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que aguarda as diretrizes do Programa Estadual de Imunizações e o remanejamento das vacinas para iniciar a aplicação

Redação Jornal de Brasília

29/03/2024 17h02

Foto: Arquivo/Agência Saúde-DF

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta (29) que vai vacinar crianças de 10 a 14 anos contra a dengue dentro de escolas. Segundo a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), inicialmente as doses da vacina Qdenga serão aplicadas em colégios em regiões com alta incidência de dengue.

“Chegando a vacina, vai ser aplicada na população de 10 a 14 anos, e a gente vai aplicar nas escolas por conta do público-alvo, e nas regiões de maior incidência. Itaquera, por exemplo, é uma região de alta incidência [de dengue], vai ser uma das regiões onde terão as escolas sendo atendidas com as vacinas para as crianças”, diz Nunes, em material divulgado pela Secretaria de Comunicação.

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que aguarda as diretrizes do Programa Estadual de Imunizações e o remanejamento das vacinas para iniciar a aplicação.

A capital está entre os 50 municípios paulistas que receberão a vacina contra a dengue após uma redistribuição de doses proposta pelo governo federal. O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) aguarda o repasse de novas doses para ampliar a imunização no estado. A aplicação seguirá calendário e estratégias das próprias cidades.

Em 18 de março, a cidade de São Paulo decretou estado de emergência em saúde por dengue, o que permite o emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos para epidemias, surtos, doenças emergentes e desastres.

A Prefeitura de São Paulo afirma ter enviado quatro ofícios ao Ministério da Saúde solicitando vacinas -dos quais três foram ignorados.

“A população de São Paulo não pode ficar à deriva no recebimento da vacina contra a dengue. É uma vacina importante, principalmente para os adolescentes. A cidade de São Paulo tem o maior número de adolescentes e eles precisam tomar a vacina”, disse à Folha o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, quando fez a solicitação ao Ministério da Saúde pela segunda vez.

CIDADES PAULISTAS QUE RECEBERÃO A VACINA QDENGA

Americana
Artur Nogueira
Bady Bassitt
Bálsamo
Campinas
Cedral
Cosmópolis
Cravinhos
Guapiaçu
Guatapará
Holambra
Hortolândia
Jaguariúna
Jardinópolis
Ibirá
Icem
Indaiatuba
Ipiguá
Itatiba
Luis Antonio
Mirassol
Mirassolândia
Monte Mor
Morungaba
Neves Paulista
Nova Aliança
Nova Granada
Nova Odessa
Onda Verde
Orindiúva
Palestina
Paulínia
Paulo de Faria
Pedreira
Potirendaba
Ribeirão Preto
Santa Bárbara d’Oeste
Santa Rita do Passa Quatro
Santa Rosa de Viterbo
Santo Antônio de Posse
São José do Rio Preto
São Simão
São Paulo
Serrana
Serra Azul
Sumaré
Tanabi
Uchoa
Valinhos
Vinhedo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado