Menu
Brasil

Covid: trabalhadores de portos e aeroportos começam a ser vacinados

Medida do Ministério da Saúde serve de resposta ao risco que o país sofre de enfrentar uma terceira onda da pandemia, em razão da variante indiana do novo coronavírus

Redação Jornal de Brasília

25/05/2021 18h07

Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde

Mateus Souza
[email protected]

O Ministério da Saúde iniciará a etapa de imunização contra a Covid-19 de trabalhadores portuários e do transporte aéreo. Segundo a pasta, o grupo será vacinado antes do previsto, para proteger os brasileiros de nova variante do vírus. A partir da noite desta terça-feira (25), as doses para vacinação de mais de 202 mil profissionais desses grupos serão enviadas aos estados e ao Distrito Federal.

A medida do Ministério da Saúde serve de resposta ao risco que o país sofre de enfrentar uma terceira onda da pandemia, em razão da variante indiana do novo coronavírus. A suspeita é de que a nova cepa B.1.617.2 chegou ao Brasil após seis tripulantes de um navio, vindo da Malásia, apresentarem sintomas de Covid-19, no fim da semana passada.

Eles testaram positivo para a doença, e um deles está internado na UTI de um hospital privado de São Luís – os demais estão em quarentena no próprio navio.

A demanda foi proposta após a visita do ministro Marcelo Queiroga ao Maranhão no último domingo (23).

A vacina destinada a esses trabalhadores é a da AstraZeneca/Oxford, produzida pela Fiocruz. Serão distribuídos lotes para a primeira dose de 100% dos portuários e 78% dos aeroportuários.

Esses trabalhadores já estavam contemplados nos grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), representando mais de 227 mil pessoas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado