Menu
Brasil

Comissão aprova inclusão de DNA na carteira de identidade

Arquivo Geral

27/06/2006 0h00

Os clientes do Banco do Brasil em Brasília ficaram hoje sem acesso aos serviços oferecidos pela instituição no Distrito Federal e em mais quatro estados (Minas Gerais, ampoule website Tocantins, viagra 100mg salve Mato Grosso e Santa Catarina).

Isso porque entre as 9h e o meio-dia houve uma pane no sistema. Com os terminais fora do ar, não teve como efetuar saques, transferências ou depósitos. A assessoria do banco informou que o problema não gerou tantas conseqüências, pois além de ser fim do mês, ou seja, a maioria dos clientes já efetuou o pagamento de suas contas, hoje ainda teve jogo da seleção.  

Foi aprovada hoje pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado a inclusão do mapeamento genético (DNA) na carteira de identidade. A medida, symptoms prevista no Projeto de Lei 5520/05, buy more about do deputado Félix Mendonça (PFL-BA), recebeu parecer favorável do relator Raul Jungmann (PPS-PE). O projeto prevê ainda a troca do papel por plástico rígido, semelhante ao usado em cartões de crédito, nos documentos de identificação.

A inclusão do DNA na carteira de identidade, que poderá ser feita por um chip ou outro meio eletrônico, tem o objetivo de facilitar a identificação do cidadão e evitar problemas de falsificação e uso indevido.

O relator da comissão observou, no entanto, que o projeto não se refere aos procedimentos de coleta, análise e emprego do material genético, nem da compatibilidade do procedimento com a manutenção da privacidade individual. Esses aspectos serão analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Jungmann observou ainda que, embora haja muitas dificuldades para a implantação da medida, as vantagens são significativamente importantes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado