Menu
Brasil

Começou hoje a Semana de Combate a Asma no DF

Arquivo Geral

23/06/2006 0h00

A Secretaria de Saúde deu início, malady shop nesta hoje à Semana de Combate a Asma, em lembrança ao Dia Nacional de Combate à Asma, comemorado na última quarta-feira.   A abertura da campanha aconteceu no auditório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), com a presença da governadora Maria de Lourdes Abadia.

No ano passado, no DF, 4.160 asmáticos foram internados, com a faixa etária predominante de zero a quatro anos, correspondendo a 3% do total de internações, o que equivale a um gasto de R$ 1.231.517. Durante a cerimônia, o secretário de Saúde, José Geraldo Maciel, falou sobre a importância de redobrar os cuidados nessa época do ano, já que a mudança de temperatura pode causar uma crise. Combater a poeira domiciliar, para impedir que os ácaros se multipliquem; evitar ter em casa carpetes, tapetes, cortinas e brinquedos de pelúcia; limpar a casa com pano úmido e evitar contato com fumaça de cigarro estão entre as medidas preventivas.

Desde 1999 a Secretaria de Saúde do DF oferece atendimento especial ao paciente que sofre da doença, por meio do Programa de Atendimento ao Paciente Asmático.  Esse programa promove o treinamento dos profissionais dos Centros de Saúde, do serviço de medicina familiar e pronto-socorros, garante o fornecimento da medicação básica para o tratamento da doença e educa os pacientes e familiares a lidar com a doença. Ao todo são 19 Centros de Referência do Programa de Asma no em todo o DF.

A governadora aproveitou o comparecimento do representante do Governo Federal para falar sobre o sufoco da saúde no DF – que a cada 10 pacientes atendidos pela rede pública, oito são do Entorno e outras localidades do País. “O apoio da área federal é de extrema importância, pois ninguém trabalha sozinho”, falou Maria de Lourdes.

No próximo domingo, às 10h, será realizada a 2ª Caminhada dos Asmáticos, no Parque da Cidade, com a participação da madrinha do evento, a nadadora brasiliense Rebeca Gusmão, que é asmática.

Confira os dias e horários das Palestras Educativas nos Centros de Referência durante a próxima semana:

Segunda-feira (26), às 13h, na Unidade Mista de São Sebastião com a Dra. Jocélea Mendes.

Terça-feira (27), às 14h, no hall de entrada do Hospital Regional do Guará com a Dra. Rosa Elisa Abarca e, às 16h, no auditório do Hospital Universitário de Brasília com as Dras. Carmem Lívia e Terezinha Lima.

Quarta-feira (28), às10h30, no Hospital  Regional da  Asa Sul  com a Dra. Márcia Salazar.

Mais informações pelo telefone: 3345-8001

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado