Após a segunda reunião da CBB para definir os campeonatos nacionais de basquete de 2008, oito times paulistas masculinos ameaçam não disputar o campeonato organizado pela Confederação. A participação de Pinheiros/Santo André, Paulistano/Dix Amico, Winner/Limeira, Conti/Assis, São José/Vinac, Unimed/Franca, Lupo/Araraquara e Unifeob/São João só acontecerá se a entidade atender a uma série de exigências.
A principal delas é a criação da Associação Brasileira de Clubes, liga que garia a gestão da competição, formada única e exclusivamente pelos clubes. Além disso, os clubes que assinaram a carta entregue a Gerasime Bozikis, o Grego, presidente da CBB, pediram o repasse integral das cotas de televisão, isenção da taxa de inscrição de R$ 20 mil, o custeio das despesas com arbitragens pagas pela Confederação, autonomia para negociar contratos de publicidade e patrocínio, participar da definição das tabelas e da definição da fórmula de disputa.
Além disso, os clubes ficaram descontentes com as declarações de Grego de que é necessário um técnico estrangeiro para comandar a seleção, o que consideram um desprestígio, segundo apurou o jornal O Estado de São Paulo.