Cientistas americanos demonstraram pela primeira vez que muitos tipos de câncer podem ser combatidos com um ataque frontal aos vírus que causam a doença, website like this revelou um estudo publicado nesta terça-feira pela revista “PloS One”.
Segundo os cientistas do Colégio de Medicina Albert Einstein, da Universidade Yeshiva, em Nova York, o resultado prevê a possibilidade de prevenir a doença pela destruição de células infectadas antes que se transformem em cancerosas.
Quase 20% dos cânceres no ser humano têm como origem principal infecções virais. Entre eles se incluem o câncer de fígado, causado pelos vírus da hepatite B e C, o cervical, causado pelo vírus papiloma humano, e certos tipos de linfomas.
Os pesquisadores utilizaram uma técnica de radioimunoterapia, inserindo radioisótopos nos anticorpos. Eles atacam uma proteína específica e destroem a célula onde ela se encontra, segundo explicaram.
Para testar a sua teoria em ratos, os cientistas inseriram o radioisótopo rhenium em anticorpos dirigidos contra um antígeno que se manifesta virtualmente em todas as células do câncer cervical.
Também prepararam a radioimunoterapia contra o câncer hepático inserindo o mesmo radioisótopo em anticorpos contra HBx, um antígeno viral das células cancerosas que aparecem no fígado.
Segundo os cientistas, nos dois casos a radioimunoterapia reduziu de maneira considerável o crescimento de tumores na comparação com ratos não tratados.