Menu
Brasil

China suspende compra de frango brasileiro por causa de gripe aviária, diz ministro

A China “não estará comprando carne de frango brasileira” pelos próximos 60 dias, confirmou Fávaro (Agricultura e Pecuária) em entrevista a TV Centro América, emissora da Globo no Mato Grosso

Redação Jornal de Brasília

16/05/2025 11h08

Foto: Reprodução / Agência Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

As importações de proteína de frango brasileira pela China estão suspensas pelos próximos 60 dias, por causa da confirmação, nesta sexta-feira (16), do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma criação comercial, de acordo com o ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária).


A China “não estará comprando carne de frango brasileira” pelos próximos 60 dias, confirmou Fávaro (Agricultura e Pecuária) em entrevista a TV Centro América, emissora da Globo no Mato Grosso.


A medida está prevista em cláusula contratual. Em caso de registro de qualquer caso de gripe aviária, as importações são suspensas automaticamente como medida de prevenção em saúde.


O ministro também decretou emergência zoossanitária por 60 dias no município de Montenegro, em um raio de dez quilômetros ao redor do estabelecimento onde foi encontrado o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade.


A detecção, que pode levar a embargos comerciais, ocorreu no município gaúcho de Montenegro, na região metropolitana de porto Alegre, e é o primeiro foco da doença registrado em sistema de avicultura comercial no país.


Na entrevista, Fávaro também afirmou que as pessoas podem continuar a consumir carne de frango e ovos. “O risco, e há um risco de contaminação, é nas pessoas que manuseiam o animal contaminado, os tratadores, as pessoas que vão recolher. Por isso, tem de ter um protocolo mais rígido.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado