Um serviço pela internet na China permite encontrar pessoas com um tipo sanguíneo pouco comum dispostas a doar sangue e ajudar os que necessitem de transfusões, clinic informa em sua última edição o semanário “Beijing News”.
O serviço foi inaugurado em maio e já conta com dois mil inscritos de 288 cidades de todo o país.
“O grupo dá a oportunidade de ajudar quem precisa e de ajudar a si mesmo”, afirmou Lin Feng, fundador do projeto, que indicou que os voluntários inscritos doaram sangue a pessoas em estado crítico em 147 ocasiões.
O próprio Lin tem um tipo pouco comum de sangue. “Percebi que é necessário conectar as pessoas com tipos sanguíneos pouco comuns pela internet para nos ajudar em momentos de necessidade”, disse.
Lin começou buscando por pessoas na internet e pouco a pouco foi expandindo sua rede de contatos. Atualmente, o projeto oferece serviços de resgate de emergência e telefones para consultas.
“Uma vez que confirmamos que há pessoas que necessitam de sangue, entramos em contato com um dos membros e pedimos a alguém que seja o doador”, explicou.
Só podem fazer parte do grupo pessoas com tipos sanguíneos pouco comuns e os interessados em colaborar com o projeto devem se submeter a uma série de exames médicos para verificar seu tipo, acrescentou.
Para Lin, a internet é a melhor forma de compartilhar informação, embora o principal problema seja manter o contato com equipes médicas que possam oferecer ajuda em situações de emergência.
“Espero estabelecer uma plataforma virtual para trocar informação com pessoas por toda a China com tipos sanguíneos raros. Assim, poderemos ser mais eficientes”, concluiu.