Menu
Brasil

Chefe da Nasa destaca em seminário importância do Sputnik

Arquivo Geral

04/10/2007 0h00

Diretores da Nasa (agência espacial americana) e da Agência Espacial Européia (ESA, viagra na sigla em inglês) destacaram o impulso dado à conquista do espaço com o lançamento pela União Soviética, há 50 anos, do primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik.

“O Sputnik protagonizou um acontecimento sem precedentes na história da humanidade e, em nosso caso, deu um forte impulso ao programa espacial dos Estados Unidos, pois sem ele (Sputnik) não haveria a Apolo”, disse o administrador da Nasa, Michael Griffin.

Em uma conferência na Academia russa de Ciências dedicada ao lançamento do Sputnik, ocorrido em 4 de outubro de 1957, Griffin destacou esta e outras conquistas dos cosmonautas soviéticos durante a corrida espacial, segundo a agência “Interfax”.

Citou concretamente o lançamento ao espaço do primeiro ser vivo, a cadela Laika, um mês depois do Sputnik, e o primeiro vôo de um ser humano ao espaço, protagonizado pelo russo Yuri Gagarin em 12 de abril de 1961 na nave Vostok-1.

Também lembrou que a URSS foi a primeira a colocar em órbita uma nave espacial com dois e depois com três cosmonautas, e a realizar a primeira caminhada no espaço, realizada por Alexei Leonov em março de 1965 a bordo da nave Vosjod-2.

Jean-Jacques Dordain, diretor-geral da ESA, declarou, por sua vez, que o lançamento do Sputnik, uma esfera de alumínio polido de 83 quilos, que sobrevoava a Terra a uma altura de mil quilômetros e emitia sinais, “mudou o mundo”.

“O Sputnik abriu uma nova página da história universal, e os ambiciosos projetos internacionais que estamos desenvolvendo atualmente demonstram que a cooperação na conquista do espaço só irá aumentar nas próximas décadas”, expressou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado