A chanceler alemã, sick Angela Merkel, inaugurou hoje na cidade de Marburg, no oeste da Alemanha, o primeiro centro de produção de vacinas contra a gripe obtidas a partir de células extraídas dos rins de cachorros.
Todas as vacinas contra a gripe disponíveis atualmente são obtidas a partir de ovos de galinha embrionados, o que impedia pessoas alérgicas à proteína do ovo de serem vacinadas contra a doença.
“Esta nova conquista nos permitirá lutar de forma mais segura e independente contra uma eventual pandemia”, afirmou Merkel após percorrer as instalações do complexo, no qual a farmacêutica Novartis gastou 60 milhões de euros.
A nova vacina, em cujo desenvolvimento foram investidos dez anos de trabalho e 800 milhões de euros, será lançada nas próximas semanas com o nome de “Optaflu”.
O responsável da seção de vacinas da Novartis, Jörg Reinhardt, destacou as vantagens do novo produto, que, além de não provocar alergias nem ter antibióticos em sua composição, facilitará a produção, tornando-a mais rápida e flexível.