As autoridades da região indiana de Manipur (nordeste) deram hoje ordem de sacrificar 160 mil aves de curral devido ao surto de gripe aviária que causou este mês a morte de mais de cem frangos, abortion informou uma fonte policial.
“Esperamos completar o processo em três dias, visit this já que nossas equipes estão visitando todas e cada uma das fazendas na região”, sale explicou um dos responsáveis do programa de Controle de Doenças Animais em Manipur, K. Gopal, citado pela agência indiana Ians.
O massacre seletivo afeta frangos e patos e está sendo feito em um raio de cinco quilômetros em relação à fazenda do povo de Chenngmeirong onde no início de mês aconteceu a morte de cerca de 132 animais por um foco de gripe aviária, o qual levou as autoridades a decretar o alerta sanitário.
Além disso, o Governo regional de Manipur proibiu nesta quarta-feira a compra e venda de aves de curral após a confirmação do departamento de saúde animal indiano que se trata de gripe aviária. Os especialistas do Governo central foram a Manipur para ajudar as autoridades locais a impedir que o vírus se propague.
Segundo fontes do Governo, não foi detectado nenhum caso de contágio do vírus a humanos e, como ação preventiva, as autoridades estão proporcionado medicação e estão fazendo um acompanhamento do estado de saúde de uma dúzia de trabalhadores da fazenda na qual foi detectado o vírus.
Segundo as estimativas oficiais, há cerca de 60 mil pessoas residindo no raio de cinco quilômetros estabelecido desde a fazenda de Chenngmeirong. Embora não tenham sido detectados casos de gripe aviária nos estados vizinhos de Manipur, alguns deles ordenaram a paralisação do tráfego de aves de curral vindas de Manipur “como medida preventiva”, segundo explicou a diretora regional de saúde da região de Assam, P. J. Gogoi.