O Universo/BRB/Converse/Brasília passou pelo Pitágoras/Minas com 112 a 102 no início da tarde deste domingo e garantiu sua presença na decisão do título do Campeonato Nacional masculino de basquete. Atual campeão do torneio, o grupo brasiliense enfrentará o Flamengo no playoff final.
O norte-americano Jonhson foi o cestinha da noite com impressionantes 43 pontos. Mas não conseguiu evitar a derrota mineira, que começou a partida perdendo o primeiro quarto por 32 a 21.
Brasília, que teve no ala/armador Arthur seu principal pontuador com 28 pontos, permitiu a reação na parcial seguinte (25 a 27), mas não perdeu o controle. Dificultando as armações para o argentino Sucatzky, comprometeu o ataque mineiro e conseguiu manter o equilíbrio em quadra.
O Minas subiu de produção e seguiu o ritmo do Brasília, mas não conseguiu o diferencial necessário. Perdeu o terceiro quarto por apenas um ponto (28 a 27) e fechou o último empatado em 27.
O playoff final começa nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, às 20 horas. A etapa será definida em melhor de cinco confrontos e os rubros negros lutam por um título inédito.