Em seu jogo mais fácil no Torneio Pré-olímpico feminino de basquete, a seleção brasileira assegurou a primeira posição no grupo A da competição realizada em Valdívia, no Chile. Na noite desta sexta-feira, a equipe comandada pelo técnico Paulo Bassul venceu o México por 119 x 44 (63 x 10 no primeiro tempo). Neste sábado, às 17h30, o Brasil enfrenta Cuba pela semifinal para definir quem terá o direito de disputar a única vaga direta em jogo para as Olimpíadas de Pequim-2008.
O México abriu o jogo marcando os quatro primeiros pontos e não fez mais nada depois disso. Com uma equipe pesada e sem muitas opções de jogada ou destreza técnica, as mexicanas não ofereceram resistência às ações brasileiras.
A surra começou ainda no primeiro quarto, quando passaram mais de sete minutos estacionadas nos seis pontos, enquanto o Brasil ultrapassava as três dezenas no placar. No minuto decisivo, uma salvadora bola de três mudou o marcador, mas não minimizou o prejuízo dos 22 pontos de diferença no placar de 31 x 9 da parcial.
O segundo quarto foi ainda pior. As mexicanas marcaram um mísero ponto de lance livre e sofreram outros 32 do ataque brasileiro, que teve a pivô Mamá como principal pontuadora com 22 pontos. Com a tranqüilidade, Bassul aproveitou para colocar todo o time em quadra e conseguiu os 65 pontos finais de diferença no placar de 119 x 44.
A ala Iziane marcou 20 pontos e Micaela outros 18. No México, Fernanda Torres foi a cestinha com 11 pontos.