Sebastien Bourdais venceu o Grande Prêmio da Austrália deste domingo, realizado no circuito de Surfers Paradise, penúltima etapa da Fórmula Indy. E a festa do francês foi ainda maior, uma vez que o triunfo lhe garantiu seu quarto título seguido da categoria norte-americana.
E os recordes de Bourdais não param por aí. Ao vencer em Surfers Paradise, o francês da Newman Haas Lanigan conferiu seu 30º triunfo na Indy e também se tornou o primeiro piloto a vencer duas vezes o Grande Prêmio da Austrália, desde que este começou a ser disputado há 17 anos. Depois de abocanhar seu tetracampeonato, o piloto agora se despede da categoria, pois, no ano que vem, disputará a Fórmula 1 a bordo do carro da equipe italiana Toro Rosso.
O concorrente de Bourdais ao título, o australiano Will Power, vinha com tudo para tentar abocanhar a vitória diante da torcida de seu país. Largando na pole, o local liderava a prova até a primeira parada nos boxes. Quando saía de sua parada, o piloto do Team Australia tocou-se com o mexicano David Martinez, arrebentando sua suspensão frontal direita e caindo para as últimas posições.
Ao voltar para a pista, Power voltou a se chocar, desta vez contra a britânica Katherine Legge, no momento em que tentava ultrapassá-la. Desta vez não teve jeito: o australiano abandonou a corrida. Melhor para Sebastien Bourdais, que confimou seu título com seu primeiro lugar, seguido respectivamente pelo norte-americano Justin Wilson, da RuSPORT, seguido do brasileiro Bruno Junqueira, da Dayle Coyne.
Após esta etapa, a Fórmula Indy se dirigirá à Cidade do México para a disputa de sua última etapa, que acontecerá no dia 11 do próximo mês de novembro.
Confira o resultado do Grande Prêmio da Austrália:
1 – Sebastien Bourdais (FRA/Newman/Haas/Lanigan), 1h45min49s318
2 – Justin Wilson (EUA/RuSPORT), + 6s775
3 – Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne Racing), + 50s896
4 – Robert Doornbos (HOL/Minardi USA), + 1min02s640
5 – Simon Pagenaud (FRA/Team Austrália), + 1min03s410
6 – Nelson Philippe (FRA/Conquest Racing), + 1min09s010
7 – Alex Tagliani (CAN/Rocketsports), + 1min12s290
8 – Neel Jani (SUI/PKV Racing), + 1min29s789
9 – Paul Tracy (CAN/Forsythe), + 1min48s614
10 – David Martinez (MEX/Forsythe), + 1 volta
11 – Graham Rahal (EUA/Newman/Haas/Lanigan), + 1 volta
12 – Mario Dominguez (MEX/Pacific Coast), + 2 voltas
13 – Alex Figge (GBR/Pacific Coast), + 2 voltas
14 – Oriol Servia (ESP/PKV Racing), + 3 voltas
Não completaram:
Katherine Legge (ING/Dale Coyne Racing), 26 voltas
Will Power (AUS/Team Austrália), 18 voltas
Dan Clark (ING/Minardi USA), 12 voltas