Menu
Brasil

Avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chega ao Brasil

Fiocruz vai analisar o lote e, na quarta (24), distribuir para o Ministério da Saúde

Willian Matos

23/02/2021 7h13

Foto: Justin Tallis/AFP

Um avião com dois milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca chegou ao Brasil nas primeiras horas desta terça-feira (23). A aeronave saiu da Índia e, após 14 horas de voo, desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Estas doses, produzidas pelo instituto Serum, da Índia, passaram por análise em Guarulhos antes de serem encaminhadas ao aeroporto do Galeão, do Rio de Janeiro. Chegando lá, elas serão enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Fiocruz, parceira da Universidade de Oxford no Brasil, vai etiquetar as doses em português e analisar se o lote não sofreu nenhum dano durante a longa viagem.

Quando chega aos estados e ao DF?

Após este trabalho de análise, que deve durar todo o dia, a Fiocruz deve deixar, já na madrugada de quarta-feira (24), as vacinas prontas para serem distribuídas ao Ministério da Saúde. Só depois disso é que o Ministério poderá repassar para todo o Brasil.

A Fiocruz aguarda ainda nesta semana a chegada do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina de Oxford para que a própria fundação possa produzir a vacina no Brasil e, assim, não seja obrigada a esperar um repasse de outros países.

O IFA deve chegar no sábado (27) e permitirá que a Fiocruz produza 12 milhões de doses.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado