Menu
Brasil

Auditores agropecuários podem paralisar atividades por tempo indeterminado

Os auditores fiscais federais agropecuários (affas) podem paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir da semana que vem

Redação Jornal de Brasília

20/05/2022 13h03

Foto: Divulgação/ GOV

Os auditores fiscais federais agropecuários (affas) podem paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir da semana que vem. Segundo comunicado do Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a decisão será tomada em Assembleia Geral Nacional Extraordinária (AGNE), a partir desta sexta-feira, 20.

A iniciativa de realização da Assembleia foi tomada na quinta-feira, 19, após reunião do Comando Nacional de Mobilização e o Conselho de Delegados Sindicais (CDS). Os fiscais agropecuários federais estão insatisfeitos com o tratamento que o governo federal vem dando ao pedido de reestruturação da carreira, em operação-padrão desde o fim de dezembro do ano passado.

Segundo o sindicato, mesmo antes de definir a data da assembleia, os affas já estavam intensificando a mobilização em todo o País, o que poderá provocar “atrasos e filas em portos, aeroportos e fronteiras estratégicas para a entrada e saída de cargas do Brasil”.

Segundo o Anffa Sindical, o governo não sinalizou positivamente sobre as necessidades da carreira, de recompor perdas inflacionárias e defasagem salarial de mais de cinco anos sem reajustes.

Se a greve for confirmada, o presidente do Anffa, Janus Pablo, disse que serão preservados serviços essenciais à saúde e à segurança alimentar do País e mantidos controles de entrada de pragas e doenças, a fim de não comprometer programas de erradicação e controle importantes, como febre aftosa e Peste Suína Africana (PSA), além de pragas que poderiam colocar em risco políticas sanitárias do setor agropecuário. “Na operação-padrão os affas vêm obedecendo aos prazos regimentais e emitindo a documentação necessária à liberação de cargas ao produtor”, esclareceu, informando que isso também não mudará, caso haja paralisação.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado