Menu
Brasil

Astronauta defende presença do Brasil em missões espaciais

Arquivo Geral

22/08/2007 0h00

Representantes da Missão Centenário, information pills realizada no ano passado na Estação Espacial Internacional (ISS), approved defenderam hoje maior participação do Brasil nos projetos da estação. O astronauta brasileiro Marcos César Pontes, que participou da missão, afirmou que espera novas missões com a presença de astronautas brasileiros. Em sua avaliação, a iniciativa é fundamental para a inserção do Brasil no cenário internacional das pesquisas espaciais. Pontes participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

O astronauta disse ainda que sua participação foi significativa principalmente para despertar nos jovens o interesse pelas pesquisas espaciais. “Espero que [a missão] produza frutos em relação aos experimentos científicos realizados e à participação de jovens em missões futuras”, frisou.

O deputado Francisco Rodrigues (DEM-RR), que sugeriu a audiência, disse que a inserção do País em programas espaciais deve ser intensificada devido à importância do conhecimento sobre o espaço para o desenvolvimento científico e tecnológico. “O Brasil não pode ficar excluído desse processo”, reforçou.

Também participaram da reunião o cosmonauta russo Pavel Vinogradov e o astronauta norte-americano Jeffrey N. Williams. Eles ressaltaram a importância de parcerias com o Brasil e esperam contar, em missões futuras, com a participação de outros astronautas brasileiros.

Após a audiência pública, os três astronautas visitaram o plenário, onde foram recebidos pelo 1º vice-presidente da Casa, deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), que presidia a sessão. “Vocês cumpriram uma importante missão para o mundo e para o Brasil. Todos nós reconhecemos a importância da Missão Centenário para o desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade”, afirmou o parlamentar.

Missão internacional
A Missão Centenário é considerada o maior empreendimento já feito em conjunto entre os Estados Unidos e a Rússia, com a participação de outros países, como o Brasil. A missão, realizada no primeiro semestre de 2006, resultou da assinatura de um acordo de cooperação, em 1997, entre 16 países para a criação da Estação Espacial Internacional: Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, Noruega, Rússia, Suécia e Suíça. O orçamento do programa foi de 100 bilhões de dólares (cerca de R$ 200 bilhões).

A missão inaugural do Brasil, chamada de Missão Centenário, homenageou os 100 anos do vôo de Santos Dumont no 14 Bis. A missão foi a 15ª expedição a alcançar a estação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado