Menu
Brasil

Anvisa alerta sobre risco de erros de medicação

Medida se faz necessária devido à alta demanda por medicamentos para cuidados a pacientes hospitalizados com Covid-19, especialmente aqueles do chamado “kit intubação”

Redação Jornal de Brasília

03/05/2021 17h48

Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta dirigido aos profissionais de saúde sobre os riscos de erros relacionados a medicações importadas, principalmente as que têm embalagens com informações em outros idiomas. O alerta está disponível no portal da Agência e contém, inclusive, orientações sobre como os profissionais devem notificar casos por meio do VigiMed, sistema brasileiro para a notificação de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos e vacinas. Já a detecção de desvios de qualidade (queixas técnicas) relacionados aos produtos poderá ser informada pelo Notivisa.

A medida se faz necessária devido à alta demanda por medicamentos para cuidados a pacientes hospitalizados com Covid-19, especialmente aqueles do chamado “kit intubação”, que podem ser importados, conforme as regras da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 483/2021.

Essa Resolução dispõe, de forma extraordinária e temporária, sobre os requisitos para a importação de dispositivos médicos novos e medicamentos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A medida permite que medicamentos importados, sem regularização sanitária pela Anvisa, possam ser utilizados no Brasil com rótulos, embalagens e bulas em outros idiomas. O objetivo é evitar o desabastecimento de fármacos, mesmo com a alta demanda por esses produtos no mercado brasileiro.

Confira alerda na íntegra

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado