Menu
Brasil

Alonso critica FIA e diz que Fórmula 1 é um caos

Arquivo Geral

26/08/2006 0h00

Depois de minimizar a proibição da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aos amortecedores de massa que a Renault vinha utilizando desde a temporada passada, o espanhol Fernando Alonso voltou atrás e resolveu soltar o verbo. Nesta sexta-feira, após mau desempenho nos treinos livres, o líder da temporada acusou a entidade de desorganização e incoerência.

Alonso não poupou críticas e usou palavras fortes, não condizentes com sua personalidade serena. “Aqui não existe regulamento. É um caos. O que vale é a opinião de cada um e tudo muda a cada ano. Assim é a Fórmula 1, uma desgraça”, disparou o piloto. “É por isso que a Fórmula 1 já não tem tanto público como antes".

Apenas o 12º nos treinos livres desta sexta-feira, Alonso vem em queda na temporada após conquistar 84 dos 90 disputados na primeira metade do campeonato. Nas duas últimas provas, já sem o equipamento que garantia estabilidade ao Renault, ficou apenas em quinto na Alemanha e não completou a prova na Hungria, o que fez sua vantagem para o alemão Michael Schumacher cair para apenas dez pontos.

Apesar de não querer indicar manipulação de resultados, Alonso se mostrou chateado com a mudança de opinião da FIA em um momento decisivo da temporada. “Em certa hora, a Fia deu o aval após submeter o sistema a vários testes. Mas é estranho que eles mesmos, depois de tanto tempo, o considerem ilegal”, destacou.

“Não acho que haja uma intenção de prejudicar ou beneficiar alguém. O que há é apenas a rotina de todos os anos, inconsistência e opiniões distintas. É como as decisões de um juiz numa partida de futebol, mas em escala muito maior”, completou o atual campeão da Fórmula 1.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado