Menu
Brasil

Alonso admite situação difícil e diz que vai para cima atrás da vitória

Arquivo Geral

18/10/2007 0h00


Atual bicampeão da Fórmula 1, o espanhol Fernando Alonso disputa o Grande Prêmio do Brasil, neste domingo, em situação bem diferente da qual entrou na pista nos últimos dois anos. Com a taça na mão em 2005 e 2006, em Interlagos ele era o favorito ao título. Desta vez, contudo, a situação é bem diferente e o espanhol promete correr para escapar ao prejuízo.

Vice-líder da classificação, ele tem no companheiro de equipe Lewis Hamilton a barbada da disputa. Consciente da situação, Alonso garante que lutará até o fim. Mas sabe que nem tudo está em suas mãos. “Este ano, preciso vencer a corrida e contar com uma combinação de resultados dos outros”, avalia.

Com todas as combinações de resultados possíveis na cabeça, ele reconhece que a vida já foi mais simples para ele em Interlagos. “Nos outros dois anos, eu estava na frente, agora estou atrás. Podia ser mais conservador e me preocupar apenas em fazer a minha parte. Este ano é mais difícil”.

Alonso ocupa a segunda posição da tabela com 103 pontos. O líder Hamilton tem 107. Para conquistar o tricampeonato, o espanhol precisa (na combinação mais simples) vencer e não ter o inglês em segundo lugar. Caso Hamilton termine em terceiro, os dois empatariam em número de pontos. Mas no primeiro critério de desempate, número de vitórias, Alonso levaria a melhor com cinco etapas faturadas, uma a mais que o adversário.

Apesar da pressão para a última corrida, o espanhol assegura não ter feito nenhum tipo de preparação especial e espera apenas continuar contando com a boa sorte que sempre teve em Interlagos. “Tenho boas recordações daqui, claro. Foi onde ganhei meus dois títulos e espero que continue assim”.

Em 2005, com a etapa brasileira sendo disputada em setembro, Alonso entrou para a história tornando-se o campeão mundial mais jovem, aos 24 anos e 56 dias. No ano seguinte, cruzou a linha de chegada atrás do brasileiro Felipe Massa, mas também faturou o titulo da temporada.

Na última oportunidade de ultrapassar Hamilton na tabela, Alonso lembra que o que conta é o campeonato como um todo e não somente este domingo. “Sabemos todas as combinações que podem valer o título e vamos tentar fazer o máximo possível para vencer”. 

A programação para o GP do Brasil de Fórmula 1 começa nesta sexta-feira com dois treinos livres, a partir das 10 horas. Sábado, às 11 horas, há mais um treino e a classificação, a partir das 14 horas. A corrida começa no mesmo horário, domingo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado