O secretário estadual de Defesa Social de Alagoas, Paulo Rubim, disse hoje que o governo do Estado vai solicitar a prorrogação da permanência da Força Nacional de Polícia Judiciária. Dos 300 inquéritos investigados pela equipe, composta de 40 delegados e escrivães de polícias de vários Estados, 93 não foram concluídos por falta de tempo. O tempo de prorrogação pode ocorrer em até 90 dias.
Para o secretário Paulo Rubim, o trabalho realizado pelos integrantes da Força Nacional, nos últimos 45 dias, foi extremamente positivo. “O trabalho foi muito satisfatório e vamos sim pedir ao governador que solicite ao Ministério da Justiça o retorno da equipe para dar andamento às investigações de homicídios”, afirmou Rubi, em entrevista coletiva à imprensa.
Rubim reconheceu a dificuldade que a Polícia Civil tem em apurar os casos homicídios, que colocam Alagoas na liderança do ranking nacional em assassinatos. Por isso, muitos inquéritos não são concluídos e vão se acumulando há muitos anos. Reconhecendo essa deficiência, Rubim justificou a necessidade da força tarefa permanecer em Alagoas ou voltar no início de 2011 para dar agilidade às investigações.