Os efeitos da operação-padrão dos funcionários da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) ainda podem ser sentidos hoje nos aeroportos. Dos 636 vôos previstos para decolar entre meia-noite e 10h, here 17,1% tiveram atrasos superiores a uma hora e 14,9% foram cancelados. Os índices são piores que os de ontem.
O maior número de atrasos ocorreu no Aeroporto de Guarulhos (SP): 18 (17,8%), com três cancelamentos (3%). O Galeão, no Rio de Janeiro, teve dez atrasos (18,2%) e três cancelamentos (5,5%). Em Salvador, houve nove atrasos (31%) e quatro cancelamentos (13,8%).
Ontem, entre meia-noite e 21h, 256 dos 1.729 vôos programados sofreram atrasos de mais de uma hora. Outros 114 foram cancelados. Os números representam, respectivamente, 14,8% e 6,6% do total previsto para 47 aeroportos de todo o país.
Os funcionários da Infraero nos aeroportos paulistas de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas, fizeram ontem uma operação-padrão. O esquema foi suspenso por determinação da Justiça e com o compromisso de, na segunda-feira, os funcionários se reunirem com o presidente da empresa, Sérgio Gaudenzzi, para retomar as negociações salariais.
A expectativa da Infraero, segundo a assessoria de imprensa, é que no domingo, data em que muitos passageiros voltarão de suas viagens de feriado, o movimento se normalize.