As 1.562 páginas de documentos liberados pela Aeronáutica sobre Objetos Voadores Não Identificados (óvnis) nos céus do País mobilizam ufólogos no Brasil e no mundo. Classificados como sigilosos até o ano passado, os documentos agora integram o “Arquivo X” da Coordenação Regional de Brasília do Arquivo Nacional. As fotos, depoimentos e desenhos das aparições serão temas do 16º Encontro Diálogo com o Universo, que acontece no mês de setembro, em Curitiba (PR).
Responsável pelo acervo, Vivien Ishaq, supervisora do Núcleo do Acervo do Regime Militar, não esperava tanta repercussão com a liberação dos documentos, que registram aparições de óvnis de 1952 até 1999. “O que também chama a atenção de imediato é a quantidade de notícias na época dentro de um contexto de censura do regime militar”, avaliou a pesquisadora.
Os ufólogos apontam que os principais documentos liberados até agora são sobre episódios antes negados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Uma das sensações são os relatórios da Operação Prato, organizada pelos militares, entre setembro e dezembro de 1977, na cidade de Colares, no Pará, para averiguar as denúncias dos moradores. Eles relatavam que eram vítimas de queimaduras vindas de luzes do céu. “A operação sempre foi negada pela Aeronáutica. A liberação deixa claro que a FAB não investigaria os casos, se os relatos não tivessem alguma credibilidade”, disse o ufólogo carioca, Marco Antonio Petit.
Outra documentação liberada pela FAB foram as transcrições dos diálogos da cabine de comando do voo 169 da Vasp, de Fortaleza a São Paulo. Em 8 de fevereiro de 1982, a tripulação e quase todos os 150 passageiros do Boeing 727 viram um óvni colorido acompanhar a aeronave. Os radares do Centro Integrado de Defesa Aeroespacial e Controle de Tráfego Aéreo nada detectaram, mas a Aeronáutica apurou. “A Aeronáutica investigava as pessoas que relatavam as aparições para checar a credibilidade das histórias e faziam um cadastro”, explicou o pesquisador Pablo Endrigo Franco.
Outro caso documentado ficou conhecido como “A noite dos discos voadores”. Em 19 de maio de 1986, os radares da FAB registraram 21 óvnis em Goiânia e São José dos Campos. As aparições saturaram os radares e interromperam o tráfego aéreo nas regiões. Dois jatos F-5 e três Mirage levantaram voo para checar o que acontecia, mas a investigação foi inconclusiva.
Leia mais na edição deste sábado (14) do Jornal de Brasília.