O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu ao Ministério da Saúde atenção especial para o combate à dengue Entenda o assunto em seu estado. De acordo com Acir Gurgacz, apesar da queda no número de pessoas infectadas pelo mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti, o problema persiste em todos os municípios de Rondônia. Ainda segundo informou, seu estado não foi incluído em pesquisa sobre a dengue no país realizada pelo ministério.
– Pedimos atenção especial do ministério para que não deixe de atender o meu estado. As pessoas estão sofrendo muito. Já tivemos dias em que alguns municípios não tiveram leitos para atender à população, sejam leitos em hospitais públicos ou em hospitais particulares. Então, é importante e preciso uma atuação mais forte de nosso ministério para que nos ajude a combater a dengue no estado de Rondônia – disse ele.
Extrema
O senador reforçou também a importância da emancipação política do distrito de Extrema de Rondônia, em Porto Velho. Assim como aconteceu com distritos que deram origem aos municípios Ji-Paraná, Vilhena, Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Ariquemes e Cacoal, observou o senador, a transformação de Extrema em município possibilitará o desenvolvimento da localidade e de todo o estado.
No próximo dia 28, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia vai realizar plebiscito com os eleitores de Porto Velho sobre a criação do município, que abrangerá, além de Extrema, os distritos de Fortaleza do Abunã, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã – todos atualmente parte do município de Porto Velho.
– Quero mais uma vez dar o meu apoio ao sim do dia 28 de fevereiro. E peço ao povo de Porto Velho que também diga sim, apoiando o futuro município de Extrema de Rondônia – disse o parlamentar.