Menu
Na Hora H!

Xuxa conta caso de assédio sofrido na Globo quando era menor de idade

Apresentadora revelou tentativas de “teste do sofá” à época

Willian Matos

10/06/2019 9h58

Foto: Reprodução/Instagram

Willian Matos
[email protected]

Hoje com 56 anos, Xuxa Meneghel colhe os frutos de uma carreira bem-sucedida que começou muito cedo. No entanto, a apresentadora da Rede Record teve obstáculos pela frente também desde cedo. Xuxa conta que, ainda menor de idade, sofreu assédio de homem-forte da Globo.

Em entrevista ao programa Hora do Faro no último domingo (9), Xuxa revelou que foi assediada e contou detalhes. O caso aconteceu quando ela fazia figuração no programa Planeta dos Homens, exibido entre 1976 e 1982. À época, era comum comandantes forçarem o chamado “teste do sofá”, que é quando um empregado ou aspirante a tal troca favores sexuais com alguém superior para que este alguém lhe conceda algo — no caso da Xuxa, seria a vaga no programa.

Xuxa começa: “Antes de eu entrar na Manchete, eu fui pra Globo ser figurante de um programa chamado Planeta dos Homens. Fiz dois meses. Um diretor falava assim: ‘Menor, você vai sair comigo hoje?’. Eu balançava a cabeça em sinal negativo e ele falava: ‘Pode ir pra casa’. Isso aconteceu umas quatro vezes”, afirmou, sem revelar a identidade do assediador.

Após as três ocasiões de assédio, a apresentadora contou que a quarta vez foi diferente. “Na quarta vez, eu tava na frente de todo mundo, ele de costas e falou assim pra mim: ‘Menor, tu vai sair comigo? Se não for sair comigo, pode dar meia volta e ir pra casa e não voltar mais’. Não voltei nunca mais”, contou a comandante do programa Dancing Brasil.

Reencontro indesejado

Em 1986, Xuxa seria contratada pela Globo para estrelar o Xou da Xuxa. Na ocasião, ela reencontrou o assediador. O teste do sofá finalmente aconteceria, se ela não se opusesse. “Tinha um sofá com três diretores. Mário Lúcio Vaz me falou que eu poderia escolher algum dos diretores pra dirigir meu programa”, revelou. “Quando eu olhei no meio, era esse diretor [o assediador de outrora] que queria fazer teste do sofá comigo. Olhei pra esse diretor no meio e falei: ‘Você pode perguntar meu nome?’. ‘Que isso, Xuxa?’. Eu falei, pergunta qual é o meu nome. ‘Tá maluca, Xuxa? Por que isso?’”, detalhou.

Por fim, o tal diretor acabou cedendo. “Ele falou: ‘Tá bom, qual é o seu nome?’. Eu respondi: ‘A menor’. Ele olhou com uma cara de assustado, eu peguei a mão dele e falei ‘Você não vai ser o meu diretor”.

Hoje, Xuxa é apresentadora do programa Dancing Brasil, da TV Record.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado