Menu
Na Hora H!

Transplante inédito é realizado em bebê de dois meses na Espanha

De acordo com o médico, as técnicas nunca haviam sido usadas em um bebê tão pequeno. Em 2018, o hospital realizou o primeiro transplante infantil do mundo entre doadores incompatíveis

Marcus Eduardo Pereira

18/05/2021 19h12

O primeiro transplante de coração para bebês realizado com um coração que já parou e com grupo sanguíneo incompatível entre doador e receptor foi realizado com sucesso. Naiara, uma menina espanhola de dois meses é a paciente que realizou o procedimento histórico.

Em entrevista ao jornal El País, o chefe de cirurgia cardíaca infantil do Hospital Gregorio Maranon, em Madri Juan Miguel Gil Jaurena, afirmou em entrevista ao jornal El País que o feito “Foi o dobro da mágica”. Naiara se recupera do procedimento no local.

De acordo com o médico, as técnicas nunca haviam sido usadas em um bebê tão pequeno. Em 2018, o hospital realizou o primeiro transplante infantil do mundo entre doadores incompatíveis. Agora, a novidade foi que o coração do bebê doador estava parado, e teve que ser reanimado antes de ser retirado.

Naiara foi diagnosticada com uma doença cardíaca congênita ainda na gravidez, teve um parto prematuro e pesava apenas 3,2 quilos quando a cirurgia foi realizada.

“Ela é o menor bebê que tivemos para um transplante de coração e 24 horas antes da cirurgia sua condição piorou muito. Se ela não tivesse feito um transplante, provavelmente não estaria aqui”, disse Manuela Camino, chefe da unidade de transplante cardíaco infantil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado