Menu
Na Hora H!

Tartaruga morre após ser contaminada por óleo no litoral

É a quarta tartaruga encontrada nesta situação no litoral sul após o aparecimento de óleo nas praias

Redação Jornal de Brasília

09/10/2019 12h54

Da redação
[email protected]

Uma tartaruga suja de óleo foi encontrada nesta terça-feira (8). O animal da espécie Chelonia mydas ou tartaruga verde, estava vivo e foi recolhido por biólogos do Projeto Catáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, porém não resistiu à intoxicação e morreu. É a quarta tartaruga encontrada nesta situação no RN após o aparecimento de óleos nas praias. 

O biólogo Flávio Lima, que coordenada o projeto, disse que outras três tartarugas foram localizadas em faixas de areia no RN nesta terça. Uma delas, estava na Redinha, a outra na Praia de Areia Preta e a terceira em Tabatinga. As duas primeiras, que estavam mortas, não apresentavam óleo no organismo. A outra estava viva e aparentemente não está contaminada, mas exames ainda vão revelar se há a presença nos órgãos internos. 

Outras três tartarugas foram encontradas sujas com essa substância em território potiguar até a semana passada, após o aparecimento das manchas de óleos nas praias. A primeira foi achada por um agente de turismo. Ele e um amigo usaram pedaços de madeira para remover as manchas que estavam cobrindo a tartaruga. Após limpar o animal, devolveram ao mar. 

As outras duas estavam em Redinha, uma foi encontrada morta e a outra com vida, dois dias depois. Segundo o Projeto Cáceros da Costa Branca, esta última foi submetida a uma avaliação clínica. Verificou-se que o animal estava coberto de óleo e, embora responsivo inicialmente, apresentava elevado nível de estresse e dificuldade de respiração.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado