Menu
Na Hora H!

Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência quer explicações do INSS sobre caso de mulher amputada

Cleomar Marques Filgueira perdeu os quatro membros por conta de uma infecção generalizada. Ela já teve pedidos negados pelo INSS por três vezes

Redação Jornal de Brasília

24/01/2020 20h40

A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) questionou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a respeito da situação de Cleomar Marques Filgueira. Cleomar pediu benefício ao órgão, mas recebeu uma negativa.

Cleomar é moradora de Porto Velho-RO e teve os quatro membros amputados após uma infecção generalizada. A família já solicitou ao INSS o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas teve o pedido negado por três vezes porque, segundo o instituto, o valor exigido foi acima do permitido (R$ 259 por cada membro da família).

Em uma das solicitações, quando foi pessoalmente à unidade do INSS, Cleomar afirma ter sido destratada por uma funcionária.

“Uma servidora puxou os papéis e perguntou quem iria assinar. Eu disse que não podia assinar, mas minha filha ou minha mãe poderiam. A mulher disse que não vale, riscou o papel e jogou fora”, conta Cleomar.

Questionado pelo blog Vencer Limites, do Estadão, sobre o caso, o INSS respondeu que “não são verdadeiras as afirmações de que o INSS negou benefício à senhora Cleomar Marques Filgueira por falta de assinatura”, diz o Instituto. “O real motivo da negativa de benefício foi a renda familiar da requerente ser superior ao determinado por lei para a obtenção desse benefício assistencial, conforme informações constantes do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado