fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Na Hora H!

Satélite descobre novas colônias de pinguins-imperadores na Antártida

As novas colônias significam que a população da espécie é entre 5% e 10% maior do que se pensava

Avatar

Publicado

em

Foto: Copernicus Sentinel-2
PUBLICIDADE

Nessa terça-feira (4), cientistas britânicos comunicaram que o satélite Copernicus Sentinel-2 conseguiu localizar 11 colônias de pinguim-imperador na Antártida. A descoberta é inédita as espécies nunca foram vistas antes na região. Os pesquisadores publicaram o feito na revista científica Remote Sensing in Ecology and Conservation.

As novas colônias significam que a população da espécie é entre 5% e 10% maior do que se pensava. “Esta é uma descoberta emocionante. As novas imagens de satélite da costa da Antártida nos permitiram encontrar essas novas colônias. Embora isso seja uma boa notícia, as colônias são pequenas e, portanto, apenas elevam a população em geral para pouco mais de meio milhão de pinguins, ou cerca de 265.500 a 278.500 pares de reprodutores”, disse Peter Fretwell, autor do estudo.

Os cientistas destacaram que os riscos causados pelo aquecimento global a esse animas ainda são preocupantes. Os pinguins estão localizados a até 180 km da costa antártica em uma área que provavelmente  pode ser perdida com o derretimento do gelo.




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade