Menu
Na Hora H!

PF cumpre mandados no DF e investiga juízes e advogados por corrupção

A Polícia Federal deflagrou a Operação Skiagraphia com o objetivo de desmantelar esquema de corrupção com indícios de participação de juízes

Redação Jornal de Brasília

20/05/2022 8h31

Foto: Agência Brasil

Nesta sexta-feria, 20, a Polícia Federal deflagrou a Operação Skiagraphia com o objetivo de desmantelar esquema de corrupção com indícios de participação de juízes federais, advogados, empresários e servidores públicos em Fortaleza, Ceará.

Noventa policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em endereços localizados nas cidades de Fortaleza, Brasília, São Paulo, Recife e Dourados, no Mato Grosso do Sul.

As buscas têm o intuito de apreender documentos e mídias que vão ajudar na instrução do inquérito policial.

As investigações começaram a partir de informações da Procuradoria da Fazenda Nacional, em 2019, e apontaram indícios de participação de magistrados, advogados e empresários devedores do Fisco Federal em ações em curso na Justiça entre os anos de 2012 a 2016 e resultaram em prejuízo bilionário aos cofres da União.

Foram investigados suspeitas de ilicitudes na condução de processos de execuções fiscais dos grandes devedores da União; vínculos suspeitos entre magistrados e advogados; fluxo financeiro suspeito; falsificação documental com simulação de intimações da União, com prejuízo à Fazenda Nacional em benefício de empresários.

Os investigados, a partir da individualização de conduta e da colheita de indícios e provas, poderão responder inquérito policial pelo cometimento, em tese, dos crimes de corrupção ativa e passiva — artigos 317 e 333 do Código Penal; lavagem de dinheiro — artigo 1º da Lei 9.613/98; e organização criminosa — art. 2º da Lei 12.850/13, com penas de até 42 anos de prisão.

As apurações continuam, com análise do material apreendido.

O nome da operação remete à técnica de pintura “shadow painting”, em que se busca dar a ilusão de profundidade pelo contraste entre sombra e luz.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado