Menu
Na Hora H!

Morre com poliomielite paciente que vivia há 51 anos em hospital

Em 1969, Paulo precisou ser internado em razão das sequelas causadas pela doença

Redação Jornal de Brasília

19/11/2020 11h29

Paulo Henrique Machado contraiu poliomielite em 1969 e desde então vivia no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP). Nesta quarta-feira, ele veio a óbito, aos 53 anos, em decorrência da patologia.

Na época em que contraiu a poliomielite, Paulo precisou ser internado em razão das sequelas causadas pela doença. Mesmo morando em um hospital, o paciente jamais desanimou e foi o personagem de diversas reportagens. Paulo era apaixonado por games e desenhos animados e se comunicava com o público através das redes sociais.

O paciente era acompanhado por uma equipe do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC. A poliomielite é transmitida por um vírus e pode causa paralisia no corpo, podendo afetar a respiração.

Paulo nasceu em 1967 e a mãe dele morreu durante o parto. Ele completou o ensino médio na unidade hospitalar, já que vivia ligado a um respirador artificial desde os primeiros anos de vida. Devido aos problemas respiratórios, o paciente movia apenas os braços. Mesmo assim, Paulo foi capaz de criar uma animação 3D onde retratava a rotina de um personagem criança com deficiência.

Em 2009, um dos diretores do desenho ‘A Era do Gelo’ visitou Paulo, fã da animação, no hospital.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado