Menu
Na Hora H!

Menino sofre com pneumonia e fica uma semana em pronto-socorro por falta de UTI

Segundo um médico não identificado da unidade, não há vagas disponíveis para a criança em São Paulo

Redação Jornal de Brasília

02/05/2023 11h38

Foto: Reprodução

Durante uma semana, um menino de apenas 1 ano de idade esteve intubado no pronto-socorro do Hospital Regional de Cotia (SP), sofrendo de bronquiolite e pneumonia, aguardando uma vaga na UTI pediátrica.

De acordo com os médicos, o estado enfrenta uma escassez de leitos pediátricos devido ao aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave, que tem sido associada ao vírus sincicial respiratório (VSR).

A saturação de oxigênio chegou a 33%, enquanto o normal é de 95%, e a frequência cardíaca chegou a 200 batimentos por minuto, quando deveria ser no máximo 130.

Outro médico, que trabalha em um hospital municipal, disse que a falta de vagas na UTI neonatal e pediátrica tem sido uma queixa generalizada nas últimas semanas. Na segunda-feira (1), a Secretaria de Saúde informou que o paciente seria transferido para o Hospital Cândido Fontoura para receber tratamento em UTI pediátrica.

A avó do menino relatou que a família enfrentou uma situação desesperadora, com a criança sendo transferida para um hospital em Itapecerica da Serra, que também não tinha vaga na UTI pediátrica. A criança continua hospitalizada em estado grave.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado