Uma criança de 2 anos e 2 meses ganhou anticorpos contra o novo coronavírus através da amamentação da mãe, a fisioterapeuta Maryucha Miranda de Oliveira, de 38 anos. Ela, que mora em Tubarão-SC, tomou as duas doses da vacina contra a covid-19.
Na última sexta (25), o menino chamado Joaquim passou por um exame de anticorpos e o resultado confirmou que ele possui neutralizantes para o vírus e suas variantes. “Foi comprovada a importância da amamentação e da vacina. Uma vacina com duas pessoas imunizadas”, afirmou a mãe ao portal G1.
O caso, até o momento, é isolado. Segundo o secretário de Saúde de Tubarão, Daisson José Trevisol, a pasta já confirma o caso. “Houve a transferência de anticorpos da mãe para o filho pela amamentação, não tem outra possibilidade”, disse. As autoridades acompanham o caso.
A médica infectologista Carolina Ponzi pede cautela. “As vacinas induzem formação de anticorpos para a proteína Spike, que está presente em todas as variantes. Mas é importante que se saiba que um teste de anticorpos neutralizantes não é indicado para saber se a pessoa respondeu a vacina ou não, se está imune ou não. O nosso sistema imune é muito mais que isso”, alertou.