Menu
Na Hora H!

Médico conta que intubou dois colegas vítimas da Covid-19

“Não está sendo fácil lidar com uma doença infecciosa tão complexa e com a negação dela por parte da população”, relatou o profissional de saúde

Redação Jornal de Brasília

11/12/2020 8h33

O médico Francismar Prestes Leal, de 51 anos, atua na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus e já intubou dois colegas, que morreram após serem contaminados pelo vírus. O profissional também chegou a ser diagnosticado com a doença e passou cinco dias internado.

Em entrevista ao G1, ele relatou que atua no cuidado de pacientes com a doença desde o primeiro caso registrado em Maringá, no norte do Paraná e lamentou o descaso da população com a pandemia.

“Não está sendo fácil lidar com uma doença infecciosa tão complexa e com a negação dela por parte da população. Estamos todos exaustos, fisicamente e mentalmente. Tenho medo de adoecer ou de morrer dessa doença que ainda não entendemos direito”, desabafou.

Francismar atua em UTIs de dois hospitais da cidade. No último dia 3, ele precisou ser internado, após ser diagnosticado com a Covid-19 e ter 30% do pulmão prejudicado pela doença.

A esposa do médico, que é enfermeira, também foi internada após também ser diagnosticada com a Covid-19. A mulher, de 38 anos, foi socorrida com 50% do pulmão comprometido e com diagnóstico de embolia pulmonar.

O casal recebeu alta na terça-feira (8) e se recupera em casa. Eles possuem quatro filhos e todos testaram positivo, mas apresentaram sintomas leves.

Francismar contou ainda que chegou a intubar dois colegas de profissão que também atuavam na linha de frente do combate ao coronavírus. De acordo com o médico, ambos vieram a óbito em decorrência de complicações geradas pela doença.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) registrou, até quarta-feira (9), 11.774 casos de profissionais de saúde contaminados com a Covid-19. Também foram contabilizadas 9.216 pessoas recuperadas e 136 mortes na categoria.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado