Menu
Na Hora H!

Idoso que se arrasta no chão por conta de doença nas pernas aguarda cirurgia há seis anos

“Não aguento mais essa dor. Contribuí por 40 anos e hoje ninguém faz nada por mim”, lamenta o aposentado, de 72 anos

Willian Matos

25/10/2019 11h03

Da redação
[email protected]

Seis anos. Este é o período que o aposentado Manoel Felipe Pires, de 72 anos, tem sofrido com intensas dores nas pernas. Com uma doença degenerativa que atinge os membros inferiores, ele se arrasta no chão e até agora não conseguiu a intervenção médica necessária.

Manoel relatou a história ao portal G1. Em março de 2013, ele conta que sentiu dores pela primeira vez, decidindo procurar uma unidade básica de saúde (UBS) em São Vicente-SP, onde mora. Lá, ele foi diagnosticado com artrose e informado de que deveria ser atendido em outras unidades.

Desde então, Manoel foi “jogado de um lado para o outro”, como ele mesmo diz. Passou por unidades de São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Santos, todas no litoral paulista. “Quando cheguei no Hospital Guilherme Álvaro, o médico me disse que teria que esperar mais três anos para operar”.

“Eu voltei para o hospital para um retorno no dia 18 de setembro, e quando eu cheguei, o médico me disse que tinha uma notícia ruim, que eu teria que esperar mais dois ou três anos na fila para poder operar. Eu tenho 72 anos e vivo nessa situação, como eu vou esperar mais esse tempo? Estou me arrastando, não aguento mais essa dor. Contribuí por 40 anos e hoje ninguém faz nada por mim.”

Manoel mora sozinho. O único apoio que ele recebe é da motorista de aplicativo Aparecida Ferreira, de 51 anos, que ouviu a história e se emocionou. “É muito triste ver ele se arrastar e chorar de dor, então eu e meu marido ajudamos como podemos”, relata Aparecida.

Foto: arquivo pessoal

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informa que o paciente deu início e está em atendimento no Hospital Guilherme Álvaro desde o ano passado. A secretaria informa, ainda, que a necessidade da cirurgia em ortopedia foi confirmada no dia 18 de setembro após exames e avaliação medica e o paciente será avisado tão logo seja disponibilizada vaga para o procedimento.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado