Menu
Na Hora H!

Estudante brasileiro que mora na Bolívia pega 25 veículos para passar por bloqueios e chegar até fronteira

Danilo, de 31 anos, estuda medicina e precisava vir ao Brasil para realizar uma prova de transferência em uma universidade

Redação Jornal de Brasília

21/11/2019 10h08

Da redação
[email protected]

Danilo Roberto Assis Arguelho, de 31 anos, estudante de medicina em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, precisava voltar ao Brasil e enfrentar mais de 600 quilômetros para chegar à fronteira. Em meio ao caos, com bloqueios nas estradas e protestos. 

Danilo cursa o segundo semestre de medicina e teria uma prova para tentar a transferência em uma universidade, no Brasil, no último dia 17. Por isso, mesmo com a Bolívia vivendo uma enorme crise política, após o anúncio da reeleição de Evo Morales e a fronteira do país com o Brasil, fechada, ele e mais três amigas decidiram tentar seguir viagem. 

A ideia dos amigos, no dia 10 de novembro, era ir para rodoviária, onde pegariam um ônibus até a fronteira e dali, seguiriam caminhos destintos. s. Danilo, Mireylle Gabriela Domingos Rodrígues Maurício, de 23 anos, Juliana Katiely Santos Souza, de 25 anos e Nilda Carolina Rolon Gamarra, de 27 anos, saíram de casa cedo, às três horas da manhã.

Os bloqueios na cidade, no entanto, começaram a atrapalhar a viagem. Os manifestantes, que pediam novas eleições no país, tomaram o município de Santa Cruz de La Sierra, base da oposição a Evo Morales. 

Danilo conta que da cidade até a cidade vizinha, tiveram que pegar seis veículos diferentes. Depois, a cada 25 quilômetros tinha mais algum bloqueio. Ainda de acordo com o estudante, o nervosismo nos pontos de bloqueio era evidente. Para conseguirem atravessar esses pontos,além da troca de veículos e das passagens pelo meio dos manifestantes a pé, os amigos ainda tiveram que pagar uma espécie de ‘pedágio’, de 10 bolivianos, a moeda corrente do país.

O caminho até a fronteira continuou com percalços. Segundo Danilo, os estudantes passaram por incontáveis bloqueios, caminhando por trechos de mais de 500 metros na lama, barro e chuva. Ainda assim, as cidades bolivianas foram ficando para trás. Em Águas Calientes, os amigos pararam para almoçar em uma pensão na beira da estrada. Depois, passaram por Limonzito e Roboré, até pegarem outro carro para chegarem em Porto Quijarro, cidade que faz divisa com Corumbá, em Mato Grosso do Sul. No total, eles pegaram 5 mototáxis e 20 carros, entre caronas e vans.

Assim que os estudantes chegaram em Porto Quijarro, uma surpresa: o então presidente Evo Morales havia anunciado sua renúncia. Como a tensão dos manifestantes bolivianos acabou virando festa, Danilo afirma que a passagem na fronteira foi a mais tranquila de toda a viagem, que durou mais de 14 horas – o normal seria durar cerca de 9. 

Apesar de todas as dificuldades, os amigos encararam a experiência com tranquilidade. Danilo deve voltar apenas em fevereiro para o país, quando retornam as aulas de medicina na faculdade. Porém, já faz planos de voltar em alguns pontos turísticos que conheceu na aventura pela Bolívia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado