Cerca de 50 casais afirmam terem sido vítimas de um golpe. De acordo com as denúncias, uma empresa contratada para realizar casamentos teria declarado falência antes da data do evento. A empresa fica localizada em Santos, no litoral de São Paulo, e é regida por uma mulher que alega que entrará em contato com cada um dos clientes para resolver a situação. O caso foi apurado pelo Portal G1.
De acordo com os relatos, a empresa Lírio Eventos oferecia o serviço de buffet, aluguel do espaço, decoração da festa e, para alguns, até DJ. Os valores do serviço variavam de R$ 11 mil a R$ 22 mil e tudo era formalizado através de um contrato. Os clientes poderiam pagar a quantia à vista ou em prestações, por meio de cartão de crédito ou cheques.
A recepcionista Rebeca Da Silva Medeiros, de 22 anos, foi uma das clientes da empresa. A jovem relatou ao G1 que pagou 50% do valor em oito cheques. O contrato foi firmado no escritório da proprietária e ficou combinado o valor de R$ 21.600, que incluía o serviço de buffet, decoração, o aluguel do espaço onde seria realizado o evento e DJ.
Na sequência, a jovem constantemente entrava em contato com a mulher a fim de conhecer a casa de festas, no entanto, a proprietária sempre cancelava o encontro. Após entrar em contato com outro fornecedor, Rebeca soube que o imóvel estava disponível para visita. Segundo a jovem, a partir desse dia, a mulher passou a responder de forma mais ríspida.
De acordo com Rebeca, a proprietária mandou que ela procurasse outro fornecedor. Além disso, a mulher afirmou que, devido à pandemia, não importava quem havia cancelado o contrato e que não sabia quando devolveria o dinheiro. Ao final, a proprietária alegou que teria um ano para realizar a devolução do valor.
Rebeca e o noivo, de 24 anos, descobriram que outros casais também estavam enfrentando o mesmo problema.
“Descobrimos pelos fornecedores da Baixada Santista que eles já haviam sido orientados que ela vinha praticando golpes. Foi golpe. Durante a pandemia ela fez contratos com outros noivos. Já quebra o argumento que ela não estava firmando novos contratos e que quebrou na pandemia”, afirmou a jovem ao Portal G1.
De acordo com Rebeca, um grupo com cerca de 50 pessoas relatou que passou pelo mesmo problema. Deste número, ao menos dez registraram a queixa de estelionato.
Resposta da Empresa
A Lírio Evento afirmou em nota que entrará em contato com cada um dos clientes e que, em 20 anos de atuação, nunca deixou de cumprir com os contratos. A empresa alega que encerrou as atividades devido à pandemia. Além disso, a empresa alega que no início do ano buscará recursos para viabilizar os acordos, sem prejudicar qualquer casamento. A Lírio ainda destaca que a proprietária não fugiu e que não praticou golpe contra os clientes.