Menu
Na Hora H!

Em SC, ponte desaba e ‘engole’ mulher que passava pelo local

No momento do desabamento, dois caminhões que passavam pelo local conseguiram evitar a queda. Um deles parou e outro conseguiu sair

Redação Jornal de Brasília

10/06/2021 20h37

Fernanda Canofre
Porto Alegre, RS

Imagens de câmera de segurança, de pouco mais de um minuto, mostram o momento que uma ponte desaba em um bairro de Brusque (SC) e uma mulher cai logo em seguida. A estrutura da ponte pode ter sido afetada pelas chuvas que atingiram a região na madrugada de quarta-feira (9). O caso ocorreu às 11h10 desta quarta, no bairro Guarani. No momento do desabamento, dois caminhões que passavam pelo local conseguiram evitar a queda. Um deles parou e outro conseguiu sair da ponte pouco antes de ela desabar.

Alguns segundos depois, do momento em que a mulher que caminhava nela, ela desaparece no buraco. Um motoqueiro que trafegava na rua derrapa na pista e consegue parar pouco antes de cair na cratera. Pouco tempo depois, a mulher aparece saindo do buraco aberto pelo desabamento e sai caminhando. O filho dela, Gunter Germano Pilger, conta que a mãe, de 60 anos, está bem, mas ainda abalada psicologicamente. Ela teve ferimentos leves, mas não chegou a ser encaminhada ao hospital.

“Ela machucou a perna e o joelho, porque ela se jogou no chão para não resvalar na ponte”, conta ele. “Não foi oferecido auxílio médico para ela. Ela está um pouco assustada, mas está bem.” Segundo Gunter, a mãe costuma passar pelo local todos os dias para buscar a neta de oito anos na escola, e foi socorrida pelos comerciantes locais que já a conheciam. Ela estava a caminho da escola da neta, no final da manhã, quando a ponte desabou.

Motorista de um dos caminhões que aparecem nas imagens, Robson da Roza, diz que também sofreu um susto. O caminhão dirigido por ele é o veículo que aparece saindo da ponte pouco antes de ela desabar. Ele viu a senhora caindo em seguida. “Eu pensei que ela tinha tropeçado, mas era a ponte que estava caindo. Só atravessei, parei na frente, mas já tinham socorrido ela”, diz ele. ?”Quase caí junto. Foi bem assustador. Acelerei, senão eu cairia com a ponte.”

O caminhão-tanque, diz o motorista, não estava com a capacidade total de carga. Essa não foi a primeira vez que ele passou pelo local que, segundo ele, costuma ter tráfego de carretas carregadas. Segundo informações do jornal O Município, a ponte tem mais de 50 anos de construção e havia passado por uma vistoria em sua estrutura no início da semana. A secretária municipal de Infraestrutura Estratégica, Andrea Volkmann, disse ao jornal de Brusque que a ponte estava sobre estacas, que precisavam ser cobertas, mas estava funcionando normalmente.

A queda da estrutura afetou ainda a rede de água em três bairros, segundo o site da prefeitura. Ainda segundo o poder público municipal, Brusque registrou acumulado de 96.58 mm de chuva. Nesta quinta-feira, o prefeito Ari Vequi decretou situação de emergência nas áreas atingidas pelas chuvas, com registro de 276 pessoas desalojadas, além de danos e prejuízos. O número de ocorrências registradas em decorrência das chuvas subiu para 118 –entre elas, três quedas ou risco de queda de ponte.

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado