Menu
Na Hora H!

Elimine dados do seu celular em 5 passos práticos!

Jornal de Brasília

16/06/2021 17h45

Atualizada 15/09/2021 10h12

Happy teenage girl with curly hair, holds modern mobile phone, takeout coffee, orders taxi via online application, types text message, wears yellow clothing. People, modern lifestyle and technology

Para garantir que os arquivos sejam excluídos do seu smartphone, é preciso ir além do simples deletar manual. Veja como eliminar dados do seu celular!

Nem sempre, ao apagar arquivos de um smartphone, eles são completamente excluídos. Saiba como eliminar dados do seu celular, de verdade, em 5 passos práticos!

Além de manter a memória do seu smartphone em dia, fazer uma limpeza completa pode ser útil em outras situações.

Nesses casos, o ideal é contar com ferramentas que permitam eliminar dados do seu celular com segurança, para que só os arquivos sejam excluídos, mas você continue utilizando o dispositivo.

Mas por que eliminar dados do seu celular?

Existem diferentes motivos que levam uma pessoa a sentir a necessidade de fazer uma limpeza mais completa no smartphone.

Uma das principais razões está na lentidão do sistema. Geralmente, quando um celular fica muito lento, existe um excesso de itens salvos, que compromete o seu desempenho.

Ao eliminar dados do seu celular, é possível reiniciar o equipamento e obter as configurações de fábrica, incluindo um melhor desempenho.

Nesse sentido, essa limpeza completa também é interessante para quem está trocando de smartphone e pretende vender o celular que estava utilizando.

Assim, você consegue passar seu celular para frente, sem medo de que informações pessoais sejam usadas por terceiros.

Por fim, uma terceira situação em que é preciso eliminar dados do seu celular, é quando o equipamento foi invadido por vírus que roubam informações.

Se você for rápido e excluir os documentos, nenhum hacker será capaz de visualizar seus dados.

Como eliminar dados do celular em 5 passos práticos

Para fazer uma limpeza real no seu celular é preciso contar com um programa eliminador de dados, como o Dr.Fone.

Isso porque, apenas tentar excluir os itens do smartphone, manualmente, não garante que eles serão totalmente deletados da memória.

Por isso, a dica é utilizar um software como o Dr.Fone, que conta com uma série de recursos para os smartphones, de desbloqueio de telas à exclusão completa de arquivos.

Imagem: Freepik (Dr.Fone)

Utilizando o Dr.Fone, descubra como eliminar dados do celular em 5 passos práticos:

  • Instale o Dr.Fone no seu computador, abra o programa e selecione a opção “Apagar”, no menu inicial.
  • Conecte o smartphone ao computador com o cabo USB. Quando o Dr.Fone reconhecer o dispositivo, selecione a opção “Apagar dados completamente”.
  • Na tela que abre, clique em “Apagar” para confirmar a operação. Mas atenção: esse processo é irreversível! Você não poderá recuperar os dados que foram apagados.
  • Agora, é só aguardar pela conclusão do processo de eliminar dados do seu celular. Enquanto isso acontece, não desconecte o dispositivo do computador.
  • Ao final, o Dr.Fone apresenta um aviso para que você saiba que o processo foi concluído!

Outras dicas para aumentar a vida útil da memória do celular

O armazenamento cheio é um dos principais motivos para que seu smartphone fique lento. Mas é possível garantir uma vida útil maior ao equipamento ao cuidar da memória preventivamente.

Além de fazer limpezas de arquivos de tempos em tempos, existem outras dicas que você pode seguir, para aumentar a vida útil da memória do celular. Confira!

1. Desative apps que rodam em segundo plano

Aplicativos que rodam em segundo plano são aqueles que mantêm o seu funcionamento, mesmo quando não estão sendo utilizados.

Um exemplo são os apps de redes sociais que, para garantir que você receba notificações, rodam em tempo integral.

Por isso, uma dica para a memória do celular é desativar as notificações desses apps, fazendo que você veja as atualizações somente ao abri-los.

2. Limpe o histórico do navegador

Todo smartphone conta com um navegador, que é a página que permite que você acesse sites na internet.

Por padrão, os smartphones salvam em um histórico o endereço eletrônico dos sites que você visitou, mas essa informação também ocupa espaço na memória.

Por isso, de tempos em tempos, limpe o histórico do navegador para deixar a memória mais livre.

3. Faça backup dos arquivos

O celular é o equipamento mais utilizado para tirar fotos ou fazer vídeos. Porém, esses arquivos também ocupam espaço na memória.

Assim, crie o hábito de fazer o backup desses arquivos em outros lugares. Pode ser em uma nuvem virtual, ou em um computador.

Quando você salvar os arquivos em outro dispositivo, pode excluir o que está na memória do celular, liberando espaço.

Happy freelancer with tablet and laptop computer in coffee shop Free Photo
Imagem: Freepik

Como você viu, eliminar dados do seu celular é algo bem simples e prático ao contar com as ferramentas certas!

Mas, você também pode fazer um trabalho preventivo na memória do dispositivo, para que você tenha mais espaço disponível e consiga uma vida útil maior para o equipamento.

Assim, combinando cuidados com recursos especializados em limpeza, você tem o máximo de desempenho no celular, sempre!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado