Menu
Na Hora H!

Durante cirurgia para retirar tumor cerebral, paciente toca violino

Em Londres, uma mulher de 53 tocou violino durante sua cirurgia que retirou um tumor cerebral. A história foi postada hoje pelo jornal The Independent

Redação Jornal de Brasília

18/02/2020 15h42

Em Londres, uma mulher de 53 tocou violino durante sua cirurgia que retirou um tumor cerebral. A história foi postada hoje pelo jornal The Independent. A ideia surgiu da equipe médica de cirurgia. O objetivo era não afetar as regiões do cérebro responsáveis pela coordenação e movimentos delicados da mão da paciente. Dagmar Turner foi diagnosticada com um tumor no lobo frontal, em 2013. 

Integrante de uma orquestra sinfônica, Dagmar estava preocupada com a possibilidade de ter que abandonar o violino por causa do problema. Antes da cirurgia, os médicos examinaram por duas horas o cérebro da paciente para apontar quais áreas eram ativadas quando ela tocava o instrumento.

“Conseguimos remover mais de 90% do tumor, incluindo todas as áreas suspeita de atividades agressivas, enquanto mantivemos o pleno funcionamento de sua mão esquerda”, afirmou Keyoumars Ashkan, neurocirurgião e idealizador do show na sala de cirurgia. Depois da abertura de seu crânio, Dagmar foi acordada da anestesia para tocar o instrumento enquanto o tumor era removido. 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado