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Como formar uma equipe de marketing digital para promover o seu negócio?

Jornal de Brasília

01/09/2024 0h01

Atualizada 05/09/2024 8h56

Imagem: reprodução

Para criar uma equipe que irá desenvolver um negócio específico, aprimorá-lo no espaço online, garantir processos de otimização e torná-lo mais popular, é necessário, antes de tudo, investir no marketing digital. Hoje em dia, isso não é apenas um capricho ou desejo de alguém, mas uma verdadeira necessidade para todas as marcas e empresas que buscam alcançar o topo do sucesso em um mercado moderno e em rápida evolução. No geral, existem duas opções: o proprietário do negócio pode criar uma equipe interna ou contratar profissionais através de outsourcing.

É possível recorrer àqueles que já têm experiência consolidada na área. Os profissionais sabem como implementar métodos financeiros adicionais, assim como realizar outras operações monetárias, como trocar matic para sol ou outras criptomoedas, aplicando sua experiência na prática. Por isso, contratar serviços de quem sabe e tem experiência é sempre melhor do que confiar em novatos, pois estes não conseguirão promover a marca da maneira necessária.

Quem compõe uma equipe de promoção de negócios?

Sem uma equipe eficaz para lidar com os projetos de negócios mais complexos e desafiadores, é difícil alcançar resultados significativos e satisfatórios. Há uma percepção equivocada de que, para pequenos negócios, o marketing pode ser feito de forma improvisada. Mesmo especialistas experientes em TI sabem que trabalhar com marketing digital é bastante desafiador, pois envolve uma série de ferramentas que precisam ser dominadas e configuradas corretamente. A equipe de marketing, por sua vez, lida desde a criação de conteúdo e geração de leads até a realização de vendas a partir de recursos web, monetização e outros aspectos.

Obviamente, é impossível para uma única pessoa realizar todas essas funções. Por isso, cada projeto de negócio, sua otimização e promoção, é trabalhado por uma equipe inteira de especialistas. Mais especificamente, a base da equipe é composta pelos seguintes profissionais:

  1. Copywriter. Especialista responsável pela criação e desenvolvimento de conteúdo textual. Isso inclui a redação de materiais informativos, postagens, descrições de produtos e serviços, artigos, textos para blogs e newsletters, anúncios publicitários, entre outros.
  2. Gerente de SMM. Responsável pela gestão de páginas ou perfis em redes sociais populares. O especialista gerencia as plataformas sociais, publicando posts, reels, materiais escritos, stories, imagens, vídeos, selecionando hashtags, etc.
  3. E-mail Marketer. Desenvolve estratégias de envio de e-mails e aumenta a base de clientes. Essencialmente, este profissional coleta dados, organiza-os e lida com tudo relacionado a e-mails dos usuários da internet.
  4. Especialista em Targeting. Capaz de configurar e exibir de forma eficaz a publicidade existente para atrair o público-alvo necessário nas plataformas sociais. Ou seja, quando um usuário vê um anúncio de um produto ou serviço em redes sociais, isso é o resultado do trabalho de um especialista em targeting.
  5. Editor. Totalmente responsável pela criação de conteúdo e pelo controle de sua qualidade. Na prática, o editor gerencia copywriters, autores e especialistas em SMM.
  6. Designer ou Videógrafo. Cria diversos materiais visuais, como anúncios, banners, imagens para blogs em sites comerciais ou suas redes sociais. Às vezes, esse trabalho também é terceirizado.
  7. Gerente de Tráfego. A principal função deste especialista é atrair clientes potenciais para o site. Ele realiza todas as tarefas necessárias para que um cliente em potencial, entre milhões de sites nos motores de busca, escolha o site desejado. Para isso, o gerente define o perfil do cliente, desenvolve hipóteses de publicidade, cria tarefas técnicas para copywriters e designers, analisa campanhas publicitárias e estabelece contatos com influenciadores e blogueiros para encomendar anúncios.
  8. Analista. Responsável por coletar, processar e analisar dados. Ele realiza um monitoramento completo para coletar informações e tirar conclusões que permitam à marca ou empresa ajustar estratégias, melhorar o marketing, testar hipóteses de publicidade, entre outros.
  9. Outros freelancers. Por exemplo, aqueles que entendem quais métodos de pagamento devem ser adicionados ao site, compreendem a necessidade de um conversor de criptomoeda ou outros serviços semelhantes. Também podem ser envolvidos publicitários, consultores e pessoas que lidam com questões organizacionais em projetos de negócios, entre outros.

Naturalmente, esses não são todos os especialistas que compõem uma equipe de promoção e otimização de negócios. Podem ser incluídos estrategistas, gerentes de projetos, diretores de arte, fotógrafos, videógrafos e muitos outros. O mais importante é que todas essas pessoas estejam motivadas a trabalhar, tenham experiência, além de desejarem crescer e se desenvolver em todos os aspectos.

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