Menu
Na Hora H!

Bateria de lítio e enxofre que dura até cinco dias é desenvolvida por cientistas

Pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, criaram protótipo que funcionará em smartphones, veículos elétricos e painéis solares

Redação Jornal de Brasília

07/01/2020 17h25

Cientistas da Universidade Monash, na Austrália, foram os primeiros a desenvolver a bateria mais eficiente do mercado atualmente e é feita de lítio e enxofre, capaz de alimentar um smartphone por cinco dias contínuos.

Além de celulares, a equipe prevê a utilização do equipamento em carros e redes solares. A previsão é que a bateria permita que um veículo elétrico percorra mais de 1000 km sem precisar recarregar. O protótipo já recebeu mais de US$ 2,5 milhões em investimentos, que serão destinados aos testes ao longo de 2020.

De acordo com o pesquisador Matthew Hill, da equipe que desenvolveu a bateria, o segredo está na arquitetura do aparelho. O time projetou um método que cria ligações entre partículas para fornecer um nível de estabilidade maior. Eles usaram os mesmos materiais das baterias de lítio atuais, mas redesenharam os cátodos de enxofre para suportar mais o desgaste sem perda de desempenho.

Os pesquisadores já têm uma patente registrada aprovada, mas ainda não há previsão de comercialização no mercado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado