Menu
Na Hora H!

Após perder 12 conhecidos para a Covid-19, moradora de Manaus chama segunda onda de tsunami

Ela mudou para a cidade há pouco mais de dois anos e tem vivido o isolamento em uma casa de pouco mais de 50 m², na companhia dos filhos, uma menina de 10 anos e um menino de 5

Redação Jornal de Brasília

26/01/2021 13h12

A professora do curso de artes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Claudia Carnevskis, de 37 anos, contou que sequer teve tempo de dizer suas últimas palavras a uma amiga que foi vítima da Covid-19. A educadora ainda perdeu outros 11 conhecidos para a doença. As informações são do Portal Uol.

“Quando soube que minha amiga estava internada com covid-19, pensei em ligar. Mas achei melhor esperar até ela ir para o quarto. Não deu tempo. Ela jamais vai saber que eu me importava. A lição que ficou é que tudo é hoje. Quero ficar com meus filhos, ser amorosa com meus amigos e alunos,” contou Claudia.

Moradora de Manaus, ela relata que mudou para a cidade há pouco mais de dois anos e tem vivido o isolamento em uma casa de pouco mais de 50 m², na companhia dos filhos, uma menina de 10 anos e um menino de 5.

“Perdi muito mais pessoas nesta semana para a covid-19 do que em todo ano de 2020. Não é segunda onda, é um tsunami. Quem está em outros estados precisa estar ciente que essa variante é muito mais forte.”

“Achávamos que o pior momento da pandemia tinha sido entre março e abril do ano passado, mas tenho certeza de que é agora”, disse ela, ao recordar o nome dos 12 conhecidos que perderam a vida para a doença.

Entre abril e maio de 2020, a educadora morou em um apartamento que ficava em frente ao hospital de campanha Nilton Lins. Naquele local, era possível ouvir o barulho constante das ambulâncias e, da janela, era possível ver caminhões carregarem os cadáveres das vítimas.

Durante esse período, Claudia perdeu uma tia para a doença. Após dois meses, se mudou para outra casa em Manaus e enviou a filha para a casa do pai, em Vitória, no Espírito Santo. “Não quero que ela volte agora. Quebrar uma perna pode significar não ter atendimento médico”, comenta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado