Menu
Mundo

Problemas comuns que ocorrem nas casas ao redor do mundo e como evitar

Jornal de Brasília

10/10/2019 15h13

Algumas situações nos lares parecem acontecer somente por aqui, mas a verdade é que problemas comuns ocorrem nas casas ao redor do mundo. A boa notícia é que você pode evitá-los! Saiba como!

 

Todos os lares passam por adversidades e engana-se quem pensa que alguns problemas ocorrem somente no Brasil. Questões relacionadas ao lixo, entupimento de canos, destelhamentos, entre outros, são comuns em todo lugar, o que muda é como esses obstáculos são superados. Conheça alguns problemas comuns que ocorrem nas casas ao redor do mundo e aprenda como evitá-los.

Brasil e as enchentes causadas pelo lixo

Um dos problemas graves que as grandes cidades do Brasil enfrentam é a enchente, especialmente durante o verão, quando chuvas intensas atingem o solo em um curto período de tempo. Além da falta de espaços verdes, em que a água da chuva pode ser absorvida, o sistema de tubulação de rua fica comprometido pela quantidade de lixo que é jogado no chão e acaba chegando aos bueiros.

Um bom exemplo são as ações de limpeza realizadas no Distrito Federal, que retirou 102 toneladas de lixo dentro dos bueiros. Quando os bueiros e bocas de lobo ficam obstruídas, a água não tem para onde escoar, e começam a provocar as enchentes. 

Como evitar: o passo mais simples é a conscientização de todos para o problema, fazendo com que as pessoas não joguem lixo na rua. Muitas vezes, a rua não conta com lixeiras apropriadas, por isso, leve com você uma sacola para guardar o lixo e descartá-lo corretamente em casa ou no trabalho.

Estados Unidos e o destelhamento de casas

A situação geográfica do Brasil na Terra faz com que a população esteja livre de fenômenos naturais grandiosos, como os furacões, tão comuns nos Estados Unidos. A frequência desses eventos chega a ser anual, o que faz com que os americanos estejam preparados para lidar com os estragos causados pelas tempestades fortes.

Quando o furacão surge em um nível muito forte, ele pode causar enchentes, destruição de construções, entre outros problemas. Mas em furacões menores, a ocorrência mais comum é o destelhamento – algo que também vemos no Brasil, especialmente nas tempestades de verão. 

Como evitar: o cuidado com o destelhamento deve começar ainda na fase de construção da casa, obedecendo as normas exigidas pelos engenheiros e pela fabricante de telhas, tanto para o tipo de telha quanto para a inclinação do telhado. Além disso, é fundamental utilizar os parafusos adequados para prender a telha na área de sustentação. 

Portugal e o entupimento de canos

Cidades mais antigas geralmente sofrem com um sistema de encanamento que conta com anos de funcionamento e não comportam de forma adequada as necessidade atuais. Em Lisboa, capital de Portugal, as tubulações são pequenas, o que faz com que os moradores sofram com o entupimento de canos.

Segundo a empresa Desentopi, que realiza desentupimentos Odivelas, além dos canos terem diâmetro menor do que aqueles fabricados atualmente, a falta de cuidado das pessoas contribui para o problema, já que muita gente joga o lixo no vaso sanitário, o que a longo prazo, prejudica o funcionamento dos canos.

Como evitar: o primeiro passo é entender que os encanamentos de muitas cidades são como os de Portugal, ou seja, não são grandiosos. Assim, evite jogar lixo pelo vaso sanitário, seja papel, absorvente ou qualquer outro item. E claro, se notar um problema, chame pelos serviços de desentupimentos 24 horas em Odivelas ou na sua cidade no Brasil.

Israel e a maresia

O problema da maresia é mais relaciona à casas e veículos que ficam na região litorânea, algo bastante comum em nosso país. A Praia do Futuro, em Fortaleza, é considera a cidade com maior nível de maresia do mundo. Por muito tempo quem teve esse título foi Israel, com o Mar Morto, e a população do local aprendeu a lidar com os efeitos da corrosão.

A maresia, a olho nu, é a névoa fina que paira sobre as cidades do litoral e é formada por gotículas de água do mar que sobem quando as ondas arrebentam. Essas gotículas são compostas também de sal, que é o principal agente para enferrujar carros, portões e até eletrodomésticos. 

Como evitar: o principal é manter uma rotina de limpeza para que a maresia fique pouco tempo em contato com as superfícies. Um pano úmido com sabão neutro já é suficiente. Além disso, é bom ficar de olho aos primeiros sinais de oxidação, para utilizar uma lixa fina e retirar a parte enferrujada do item.

 

E então? Você sofre ou já sofreu com um desses problemas em sua casa? A verdade é que cada região do mundo tem suas características e obstáculos, e a melhor forma de superá-los é contar com bons exemplos para colocar em prática!

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado