O suíço Stanislas Wawrinka enfim se vingou de Novak Djkovovic por seguidas eliminações. Depois de perder 14 jogos consecutivos para o sérvio, o tenista de Lausanne derrotou o vice-líder do ranking mundial nesta terça-feira e classificou a vitória que ol evou à semifinal do Aberto da Austrália como uma das mais importantes de sua carreira.
Warinka venceu o duelo com parciais de 2/6, 6/4, 6/2, 3/6 e 9/7 , em 4h de partida, no terceiro jogo consecutivo em Grand Slams entre eles decidido no quinto set. Em 2013, eles se enfrentaram nas oitavas do Aberto da Austrália e Melbourne e fizeram um duelo épico de mais de 5h de duração, considerado um dos melhores de toda a temporada. Então líder do ranking mundial, o tenista sérvio se recuperou na partida depois de ter 1/6 e 2/5 no placar e venceu com parciais de 1/6, 7/5, 6/4, 6/7 (5-7) e 12/10 a partida que terminou à 1h40 do horário local. Eles voltaram a se enfrentar no Aberto dos Estados Unidos, em outro jogo vencido pelo sérvio por 3 a 2.
“É uma das mais importantes, com certeza. É tão difícil de derrotá-lo, ele é um grande campeão, sempre luta e acha a solução. Da última vez, ele achou soluções na última parcial, ele foi um melhor jogador. Mas não hoje. Acho que venci porque realmente tentei achar algumas saídas hoje à noite”, afirmou o tenista suíço.
Ocupando a oitava colocação do ranking mundial de tênis, Wawrinka alcança a semifinal de um Grand Slam apenas pela segunda vez na carreira. Em uma era dominada por Djokovic, Rafael Nadal, Andy Murray e Roger Federer, ele esteve a um jogo da final de um dos quatro maiores torneios do circuito nos Estados Unidos na temporada passada, em que perdeu para o sérvio.
Desta vez, o adversário de Stanislas Wawrinka na briga por um lugar na decisão do Aberto da Austrália será o tcheco Tomas Berdych, algoz de David Ferrer. Do outro lado da chave, Roger Federer pega Andy Murray e Rafael Nadal enfrenta Grigor Dimitrov pelas quartas de final.
“É incrível, estou gostando porque estou jogando um grande tênis, é um nível diferente se comparar com o do ano passado aqui. Tive muitas boas partidas e muitos bons resultados. Agora sou número 8 do mundo, estou na minha segunda semifinal. Vencer Novak aqui, com certeza, é ótimo”.