A quinta edição da Liga das Américas de Basquete, que começa nesta sexta-feira (24), contará com 16 times de vários países, sendo quatro clubes do Brasil.
Itabom Bauru, Franca Basquetebol Clube, Joinville Basquetebol Associados e Uniceub BRB defenderão o Brasil. As outras equipes participantes são: Obras Sanitárias de Buenos Aires, Quimsa de Santiago del Estero, Regatas Corrientes e a Unión de Formosa, da Argentina; Leones de Quilpé, do Chile; Fuerza Regia e Pioneros de Quintana Roo, do México.
Os clubes caribenhos completam a lista: Capitanes de Arecibo, de Porto Rico; os Leones de Santo Domingo, da República Dominicana; os Bucaneros de la Guaira, os Guaros de Lara e os Cocodrilos de Caracas, da Venezuela.
O torneio acontecerá entre os dias 24 de fevereiro e 18 de março, e terá como sedes o México, Venezuela, Porto Rico e Brasil.
A primeira fase será realizada dos dias 24 a 26 de fevereiro, em Cancún. Na cidade mexicana jogarão Fuerza Regia, Pioneros de Quintana Roo, Unión de Formosa e o time brasileiro Franca Basquetebol Clube.
Em março, do dia 2 ao dia 4, acontecerá a segunda etapa na capital venezuelana de Caracas, com a participação do Regatas Corrientes, Obras Sanitárias de Buenos Aires, Guaros de Lara e Bucaneros de la Guaira.
A disputa continuará do dia 9 ao dia 11 de março na cidade porto-riquenha de Arecibo, onde jogarão a equipe local Capitanes, o time brasileiro Joinville, os Crocodilos de Caracas e os Leones de Santo Domingo.
O torneio regular terminará na cidade brasileira de Bauru, e acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de março, com a participação da equipe local e outro brasileiro, o Uniceub BRB, além de Quimsa de Santiago del Estero e Leones de Quilpé.
O presidente da Federação Internacional de Basquete das Américas, o argentino Horacio Muratore, disse à imprensa que a edição da Liga das Américas este ano será “a mais competitiva”.
“Será uma competição que demonstrará novamente o excelente nível de basquetebol com o qual contam os clubes da América”, afirmou o dirigente.