A pedra do pré-sal está no topo dos troféus que serão entregues aos três primeiros colocados do Grande Prêmio do Brasil, última etapa do campeonato de 2013, marcado para o próximo domingo, em Interlagos. A obra é uma criação do artista plástico Paulo Solariz.
O troféu de alumínio fundido em base de resina traz a imagem de três pessoas, uma delas sustentando o arco com a pedra. O prêmio destinado ao ganhador pesa 4,5kg, enquanto os outros dois são um pouco mais leves (3,8kg e quilos e o do terceiro 3,4kg.
Os arcos receberam acabamento em ouro, prata e bronze, as marcas emblemáticas das conquistas olímpicas. As pedras do pré-sal são alusivas ao aniversário de 60 anos da Petrobras, principal patrocinadora da etapa do Brasil do campeonato de Fórmula 1.
A corrida em Interlagos, prevista para as 14 horas (de Brasília) do próximo domingo, é especial para o brasileiro Felipe Massa. Em São Paulo, ele disputa sua última prova pela Ferrari, já que foi contratado pela Williams depois de passar oito temporadas na escuderia italiana.
Tetracampeão mundial de forma antecipada, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) luta para repetir o recorde de 13 vitórias na mesma temporada estabelecido pelo compatriota Michael Schumacher em 2004. Já a Mercedes e a Ferrari brigam pelo segundo lugar entre os construtores, sinônimo de melhor bonificação.