Extremamente equilibrada. Assim pode ser definida a primeira semifinal do Aberto da Austrália, vencida por Stanislas Wawrinka, nesta quinta-feira, em Melbourne. Derrotado após uma partida com 39 aces e apenas uma quebra de serviço, o tcheco Tomas Berdych disse que cumpriu o seu plano tático, mas lamentou não ter contado com a sorte nos tie-breaks. Foram três em quatro parciais.
“Eu construí a tática e o plano de jogo baseado na minha força. Estava funcionando bem. Só errei uma vez, no game de saque do primeiro set. Consegui ser agressivo, não errar muito, atacar o Wawrinka quando ele começou a bater o backhand com slice. Estava quase perfeito. Mas o tiebreak é loteria e ele foi quem teve sorte hoje”, afirmou Berdych.
O tenista de 28 anos soma, em sua carreira, 150 triunfos e 129 derrotas em tiebreaks. “Estou começando a ficar irritado em perder jogos em tiebreaks. Não sou muito bom neles, posso citar vários jogos que perdi assim. Preciso melhorar isso”, admitiu.
O duelo desta quinta-feira terminou com placar de 3 sets a 1, parciais de /3, 6/7 (1-7), 7/6 (7-3) e 7/6 (7-4). Os números comprovam a igualdade das ações da partida. Ao fim das 3h31m de jogo, o tcheco disparou 21 aces contra 18 de Wawrinka, fez 60 winners diante de 57 do finalista, e ambos erraram 49 vezes. O suíço conquistou 143 pontos, enquanto Berdych venceu 142.
“Eu vi as estatísticas logo depois de sair da quadra. Foi um ponto de diferença e uma quebra”, ressaltou o número 7 do mundo. “Para saber o que fez diferença, você teria que ser um gênio. O jogo foi muito apertado. Nós dois jogamos muito bem. Fizemos uma boa partida. Stan foi quem levou e é assim”, conformou-se Berdych.
O tcheco também rasgou elogios a Wawrinka. Em grande fase, o suíço de 28 anos alcançou a semifinal do US Open de 2013, e superou a até então melhor campanha de sua carreira nesta quinta-feira, com a vaga na decisão do Aberto da Austrália. “Stan é o jogador que evoluiu mais no ano passado. Quando ele começou a trabalhar com Magnus (Norman) o tênis dele chegou a outro nível. É visível pelos resultados. Não há dúvida sobre isso”, finalizou.