Aos 32 anos, o tenista brasileiro Ricardo Mello encerrará sua carreira como profissional no ATP 250 de São Paulo, com início previsto para o próximo dia 9 de fevereiro. A organização do torneio confirmou a participação do jogador como convidado na tarde desta segunda-feira (21).
“Foi uma decisão difícil de ser tomada. Mas acho que fiz tudo que podia no tênis profissional e chegou a hora de parar, de me dedicar à família e a outros projetos, mas pretendo estar sempre ligado ao tênis”, disse o brasileiro, estafado com o dia a dia de um jogador profissional.
Mello viveu alguns dos melhores momentos de sua carreira no ATP brasileiro, antes disputado na Costa do Sauípe. Ele parou apenas na semifinal das edições de 2005, 2010 e 2011 – na primeira ocasião, caiu diante do então pouco conhecido espanhol Rafael Nadal, que coincidentemente jogará em 2012 também como convidado.
“Disputei nove das 12 edições já realizadas. Sempre foi um prazer disputar o único ATP do país, com o apoio da torcida, da família e dos amigos por perto. Em 2005, cheguei à minha primeira semifinal do torneio e fiz um jogo memorável contra Rafael Nadal”, lembrou o brasileiro.
O tenista alcançou a 50ª posição do ranking mundial em julho de 2005 – apenas 10 brasileiros foram mais longe – e conquistou Delray Beach-2004, repetindo outros seis compatriotas que também ganharam eventos da ATP. Ele estreou profissionalmente em 1996 justamente diante de Gustavo Kuerten em um challenger disputado em Campinas.
Sexto colocado no ranking de premiação entre os brasileiros, Mello tem oito vitórias e sete derrotas na Copa Davis. Após encerrar a carreira, ele pretende se dedicar à academia de ginástia que mantém em Campinas e ao Instituto Ricardo Mello, através do qual planeja usar as leis de incentivo governamentais para seguir em projetos ligados ao tênis.