O tenista espanhol Guillermo Olaso está sendo investigado pela ITF (Federação Internacional de Tênis) como possível culpado de um esquema de combinação de partidas. O julgamento frente ao Integrity Tennis, organismo da Federação Internacional encarregado na “limpeza” da modalidade, já haveria sido realizado e a sentença deverá ser o banimento no esporte, além de uma multa de 250 mil dólares (aproximadamente 600 mil reais).
Olaso é o atual número 229 do ranking da ATP e está no profissionalismo desde 2009, normalmente disputando Challengers ou Futures da ITF. O tenista não atua nas quadras desde novembro, quando disputou o torneio de Andria, na Itália.
A partida da investigação foi nesse mesmo evento, onde Olaso enfrentou o italiano Roberto Marcora e perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/1, com seis duplas faltas. Os supervisores da ITF encontraram provas da combinação do resultado no celular e computador do espanhol.
A ação contra Olaso poderia ser o inicio de uma campanha de grande alcance, liderada pela ITF, para controlar o problema. Segundo fontes do jornal Marca, os acertos amistosos entre jogadores e até máfias de controle de aposta estão cada vez mais difundidos no tênis profissional.